Páginas

sábado, 28 de agosto de 2010

Alerta, cuidado com a umidade do ar

Atualmente , estamos ouvindo muito falar sobre a umidade do ar e as suas conseqüências no nosso organismo. E neste tempo seco são muitas as doenças respiratórias que aparecem, principalmente em crianças.

O que é Umidade do Ar?

Significa, em termos simplificados, quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento com relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e inicio da Primavera, no período da tarde, entre 12 e 16 horas.

Nós humanos somos  muito sensíveis à umidade, já que a nossa pele precisa do ar para se livrar da umidade que nossos corpos produzem. O processo de transpiração do corpo é uma forma de mantê-lo frio e permanecer com a temperatura atual. E se o ar tiver umidade relativa de 100%, esse suor não irá evaporar no ar, o que faz com que o clima pareça estar muito mais quente do que a temperatura indicada nos termômetros e nos noticiários. Caso a umidade relativa esteja baixa, sentimos que a temperatura está muito menor que a temperatura real porque nosso suor evapora facilmente e nos resfria. Por exemplo, se a temperatura do ar estiver em 24º C e a umidade relativa estiver em 0%, a temperatura do ar parecerá estar a 21º C para os nossos corpos. No entanto, se a temperatura do ar for de 24º C e a umidade relativa for de 100%, vamos achar que a temperatura é de 27º C.



A umidade do ar  fica mais alta quando:

a) Sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente,

b)Em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represa,

c)Quando a temperatura diminui (orvalho).

Mas quando elas caem, começam surgir problemas como por exemplo, complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; Sangramento pelo nariz; Ressecamento da pele; Irritação dos olhos; Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

CUIDADOS A SEREM TOMADOS
Entre 20 e 30% - Estado de Atenção
a) Vamos evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15 horas

b) Vamos umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.

c) Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.

d) Consumir água à vontade. Beba muito líquido


Entre 12 e 20% - Estado de Alerta


a) Observar as recomendações do estado de atenção

b) Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas

c) Evitar aglomerações em ambientes fechados

d) Usar soro fisiológico para olhos e narinas

Abaixo de 12% - Estado de emergência



a) Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta
b) Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc.
c) Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc entre 10 e 16 horas

d) Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.



Lembre-se, baixa temperatura, baixa umidade do ar e ventos frios, provocam o aumento das moléstias respiratórias durante o Inverno e Primavera. A causa principal é a ação de poeiras e de micro-insetos (ácaros) que se desenvolvem junto ao mofo e se acumulam nas roupas, cobertores etc, guardadas por longo tempo nos armários. Algumas recomendações além das que já foram citadas acimas, que podem atenuar o efeito são:
■Manter arejados os ambientes internos. No Inverno, abrir as janelas entre 10 da manhã e 5 da tarde é uma boa medida.

■O uso de aparelhos para purificação do ar (esterilair) também pode ser recomendado.

■Evitar carpetes ou cortinas que acumulem poeiras.

■Evitar roupas e cobertores de lã ou com pêlos. Agasalhos recomendados: malha, moleton, nylon ou couro.

■ Colocar as roupas típicas de inverno (blusas de lã, cobertores etc) no sol.

■ Recobrir colchões, travesseiros e almofadas com plásticos. A cama deve estar afastada da parede. Coloque livros e objetos em armários fechados. Limpar a casa com pano úmido (principalmente os cantos do quarto, beiradas e estrados da cama). Evite produtos de limpeza com cheiro ativo, preferindo o álcool.

■Evitar permanecer em cômodos úmidos, fechados, lidar com papéis, roupas e objetos guardados por muito tempo.

■Evitar animais de pêlo ou pena dentro de casa.

■Não permitir que fumem em ambientes internos.

■Sem restrição quanto ao consumo de sorvetes e chocolates.
 
 
Em Sao Paulo, a umidade do ar chegou a 12% e em nosso Cachoeiro, chegou a 30% com oscilações para menos. Sendo que o normal é de 60 a 70%.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário