Páginas

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Seminário aborda papel do professor na transformação da sociedade

Nos dias 14 e 15 de outubro, o Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica (ParlaMundi), da Legião da Boa Vontade (LBV), em Brasília/DF sediará o seminário Professor: o Transformador da Sociedade — A missão é de cada um de nós!. O encontro objetiva a discussão sobre a saúde física, psíquica e emocional do docente, bem como seu papel na formação cultural, política, social e intelectual de crianças e jovens.

Palestrarão o psiquiatra e educador Içami Tiba, acerca do tema “Indisciplina e agressividade na escola: retrato da educação no século XXI”; o senador Cristovam Buarque, que discorrerá sobre “Professor: formador da cidadania libertadora”; a psicóloga e consultora organizacional Adriana Albuquerque, cujo foco será “Caminhos e escolhas para uma melhor qualidade de vida”; e a supervisora da Pedagogia da Boa Vontade (composta pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico) e diretora do Instituto de Educação José de Paiva Netto, Suelí Periotto, que abordará a temática “Professor: instrumento de libertação nos campos ético, étnico-racial, cultural, da diversidade e das ideias”.

A programação abrange ainda as oficinas “Vivência e interiorização”, “Tratando a preciosa voz”, “Atitude! O que ninguém pode fazer por mim”, “Um encontro comigo”, “A alegria do corpo”, “Um olhar diferente”, “Educação da sensibilidade” e “Gerenciando emoções”, todas ministradas por especialistas.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas dirigindo-se pessoalmente ao ParlaMundi, da LBV, localizado no SGAS 915, lotes 75 e 76, ou pelo tel. (61) 3345-3338 ou 3245-1084 ou, ainda, via e-mail (fenix.seminarios@terra.com.br).

Metodologia de ensino que alia valores ao intelecto
Criada pelo diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, o jornalista, radialista e escritor José de Paiva Netto, e aplicada, com sucesso, na rede de ensino e nos programas socioeducacionais da Instituição, a Pedagogia da Boa Vontade é formada pela Pedagogia do Afeto (que direciona as atividades para crianças de até os 10 anos de idade) e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico (aplicada a partir dos 11 anos). Essa linha educacional da LBV, cujo objetivo primordial consiste na promoção da Cultura de Paz, possui metodologia própria: o Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva (MAPREI), por meio do qual os educandos têm propiciada, além da excelência pedagógica para o desenvolvimento intelectual, maior vivência dos valores e da Espiritualidade Ecumênica, a fim de que estendam essa ambiência saudável à comunidade em que residem. Vale ressaltar que as unidades escolares da LBV, por apresentarem índice de evasão zero e convívio dos alunos entre si e com a equipe de profissionais sem situações de agressividade, têm compartilhado com as organizações que as procuram essas boas práticas empreendidas, que refletem positivamente nos espaços frequentados pelos educandos de sua rede de ensino e de seus programas socioeducacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário