Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Gandhi, Kardec e o Santo de Assis



Paiva Netto
           
O início deste mês nos faz recordar três luminares da Humanidade: o líder pacifista Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948), nascido em Porbandar/Índia, no dia 2; o Codificador da Doutrina Espírita, Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), conhecido pelo nome de Allan Kardec, que veio ao mundo no dia 3, na acolhedora Lyon, França; e Francisco de Assis (1181-1226), que tem o seu dia celebrado em 4 de outubro. Ele é o Patrono da LBV.

AOS DE BOA VONTADE
Em “Ao Coração de Deus — Coletânea Ecumênica de Orações”, versão pocket, lançado na XIII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, em 2007, fiz constar a “Prece dos Homens de Boa Vontade”, de autoria do Taumaturgo da Úmbria, o qual considero o Santo do Ecumenismo. Apresento-a, a seguir, numa homenagem aos que, sem fronteiras, pelo mundo, difundem os ideais de Amor e Justiça.

“Senhor!
“No silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-Te a Paz, a sabedoria, a força.
“Quero hoje olhar o mundo com os olhos cheios de Amor.
“Quero ser paciente, compreensivo, prudente.
“Quero ver, além das aparências, Teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim, Senhor, não ver senão o Bem em cada um deles.
“Fecha meus ouvidos a toda calúnia, guarda a minha língua de toda a maldade.
“Que só de bênçãos se encha a minha Alma.
“Que eu seja tão bom e tão alegre que todos aqueles que se aproximem de mim sintam a Tua presença.
“Reveste-me de Tua beleza, Senhor, e que no decurso deste dia eu Te revele a todos”.

COMITÊ DE ESPIRITUALIDADE DA ONU
O Portal Boa Vontade informa: “O escritório da LBV em Manhattan (situado na 36 W 44th Street Mezzanine, entre a 5a e a 6a Avenidas) foi o local escolhido pelo Comitê de Espiritualidade nas Nações Unidas (ONU), em Nova York/EUA, para a primeira reunião executiva de seu novo corpo diretor. Na ocasião, todos os presentes puderam, por meio de imagens, conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela LBV nos seus 60 anos de existência.
“A reunião foi realizada em 24/9. Um dos assuntos abordados foi a Semana de Espiritualidade, Valores e Interesses Globais, que terá sua quinta edição neste ano, entre os dias 25 e 29 de outubro.
“O comitê é composto por instituições internacionais com status consultivo nas Nações Unidas, afinadas com o tema. (...) A LBV é cofundadora deste comitê e participa do corpo executivo.
“Os presentes encantaram-se com o ambiente, destacando a vibração de Paz do escritório, inaugurado recentemente. ‘Que espaço lindo, física e energeticamente. Bênçãos e júbilos!’, disse o rabino Roger Ross, representante do The New Seminary for Interfaith Studies.
“A presidente do Comitê de Espiritualidade da ONU, Sharon Hamilton-Getz, ressaltou: ‘O novo lar da LBV demonstra a bondade e a vontade de manifestar as boas ações. O Comitê de Espiritualidade é grato pela sua relação e amizade com a LBV’.
“Sobre o novo escritório da Instituição, a vice-presidente do Comitê e representante do Institute for InterBalkan Relations, Georgina Galanis, declarou: ‘Fortaleza, unidade e abundância são o retorno para tamanha Boa Vontade’”.

É URGENTE REEDUCAR!
Em fraterna correspondência que recebi, a professora Mariana Malaman, dos Estados Unidos, relata: “Estou escrevendo para destacar o seu livro ‘É urgente reeducar!’, que comprei aqui em Nova York. Não posso deixar de registrar como essa literatura tem enriquecido o plano de aula que aplico às crianças para as quais leciono. Logo que o tive em mãos, comecei a lê-lo. Quero parabenizá-lo por esta obra de tanta importância. Não consigo deixar o livro de lado. Estou lendo e relendo. Eu o estou amando! (...) Cada vez que o leio, tenho novas ideias, me inspira. (...) Minha experiência é com crianças de 3 a 5 anos de idade, e, na escola onde trabalho, usamos o currículo chamado The Creative Curriculum. Gosto muito, porque é realmente bem rico, com muitas atividades para os alunos; porém, me dedico à integração dele com a Pedagogia da Boa Vontade [que propõe um modelo novo de aprendizado, aliando Cérebro e Coração]. Nos meus planos de aula, o Creative Curriculum somente me dá a ferramenta para que possa trabalhar com a Pedagogia do Afeto. Fica bem divertido, e as crianças aprendem rapidamente porque elas o fazem brincando. (...) Por isso, sou admiradora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico da LBV. Sou uma seguidora dessas ideias e, no ramo da Educação, por onde passar, o nome do educador Paiva Netto sempre será lembrado. Esse seu livro será meu guia pedagógico na minha sala de aula”.
Professora Mariana, sua palavra idealista demonstra que estamos no caminho certo.

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor. 
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário