Páginas

segunda-feira, 21 de junho de 2010



A HISTÓRIA DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Nossa história tem início no ano de 1812, quando o donatário da capitania do Estado, Francisco Alberto Rubim, teve a tarefa de desenvolver o povoamento em nosso Estado. A região era dominada pelos temidos índios Puris que, porém, não chegaram a ser obstáculo aos primeiros desbravadores, atraídos pelo ouro nas minas descobertas nas regiões compreendidas por Castelo. A primeira incursão exploradora organizada ocorreu entre 1820 e 1825, época em que foi concedida ao Tenente Luiz José Moreira meia légua de terras. Na mesma época foram constituídos postos de policiamento, denominados quartéis de pedestres, para proporcionar garantia aos habitantes que haviam se instalado no lugar, próximo do obstáculo rural do encachoeiramento do rio, ponto de parada dos raros tropeiros que desciam do sertão e iam se acomodando nessas paragens e plantando suas lavouras. O Governador Rubim fez construir à margem sul do rio o Quartel da Barca, que foi uma homenagem a Luiz Araújo - Conde da Barca, Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Guerra de Dom João VI. Com essa iniciativa os povoadores tiveram proteção contra as incursões dos índios Puris e Botocudos, que hostilizavam aqueles que percorriam a região à procura do ouro que os rios prometiam, ou até mesmo os lavradores que desejavam trabalhar a terra com plantação de cana-de-açúcar. Por determinação do Governador Rubim havia um patrulhamento realizado por pedestres, que descia do Cachoeiro até a Vila de Itapemirim, prosseguindo até o Quartel de Boa Vista, situado na barreira do Siri, em frente a Ilha das Andorinhas, regressando ao ponto de partida, alternando em sentido contrário com a patrulha do Quartel de Boa Vista. A patrulha de pedestre era construída por negros livres, comandada por um Alferes (nome dado a antigo militar, hoje equiparado a um 2º Tenente). Os quartéis tiveram seus efetivos aumentados, e foi nos seus arredores que começou a formação dos primeiros núcleos populacionais com pequenas plantações de mandioca, bananeiras e cana-de-açúcar. A pesca e a caça davam condições fartas aos habitantes. Começava a lenta penetração no território dos silvícolas para o domínio dos desbravadores. Os fazendeiros de Itapemirim começavam a estender suas propriedades pelas margens do rio, sendo que, onde hoje está plantada nossa cidade foram fazendas pertencentes, outrora, a alguns deles, entre os quais citamos Joaquim Marcelino da Silva Lima (Barão de Itapemirim), figura principal do sul do Estado naquela época, Manoel José Esteves de Lima, um português que criou cidades e povoações no sul do Estado.


Principais Pontos Turísticos

Cachoeira Alta

A queda da cachoeira tem altitude de 100 metros e atrás, nas rochas, existem fendas onde habitam milhares de andorinhas pretas que, quando saem em revoada, produzem ruído que se confunde com o barulho das águas. Localização: Distrito de São Vicente, no Rio Fruteiras

Casa de Cultura Roberto Carlos

Casa onde nasceu e viveu até os 13 anos Roberto Carlos Braga, com seus pais Laura e Robertino e seus irmãos Norma, Carlos Alberto e Lauro. A casa foi adquirida pela Prefeitura Municipal e por ela restaurada para valorizar sua arquitetura original. Possui fotos, discos, quadros, instrumentos musicais, enfim, a história de um Rei que o Brasil todo conhece. A Casa de Cultura Roberto Carlos recebe milhares de fãs, curiosos e admiradores de um Rei cachoeirense, que o mundo todo reconhece em Roberto Carlos. Telefone para contato (28) 3155-5257. A Casa também conta no seu pavimento superior com o Cantinho do Artesão, sede da Associação dos Artesãos de Cachoeiro de Itapemirim, ela oferece diversos produtos artesanais em pedras, contas, madeiras, tecidos, além de doces, pães caseiros e compotas. O horário de funcionamento é o mesmo da Casa.

Fábrica de Pios

A Fábrica de Pios é a única especializada na fabricação de pios de artesanais na América latina, produz 34 diferentes tipos de pios, reproduzindo com fidelidade e maestria o canto de várias espécies de aves. São peças esculpidas em madeira nobre e exportadas para muitos países desde 1972, França, Bélgica, Inglaterra, Estados Unidos, entre outros. Fundada por Maurílio Coelho, em 1903. Hoje em dia os pios são usados para estudiosos de animais e músicos. Telefone para contato (28) 3522-2259. Localização: Ilha da Luz.

Casa dos Braga

Patrimônio Histórico Tombado em 1985, a Casa dos Braga, foi declarada de utilidade pública, por ali terem vivido os irmãos Newton e Rubem Braga, de reconhecido valor na vida literária do país. Os irmãos Newton e Rubem Braga representam as excitações e os motivos para visitação do acervo de mais de vinte mil livros em disponibilidade na Casa dos Braga. Situada no centro de cidade a Casa dos Braga abriga a Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva, com salão para pesquisas, um museu com livros e manuscritos dos irmãos Braga. É hoje uma das atrações turístico-culturais mais importante de Cachoeiro de Itapemirim. Telefone para contato (28) 3155-5272. Localização: Rua 25 de Março, 166, Centro da cidade.

Arquivo Histórico da Casa da Memória

Como o próprio nome diz, guarda a memória cultural cachoeirense em exposição de fotografias e manutenção de materiais que retratam os aspectos marcantes da fundação da cidade. Imóvel de grande valor histórico mantém sua linha arquitetônica original. A Casa da Memória é Patrimônio histórico, foi construído em 1920 e hoje acolhe em seu espaço o Arquivo Histórico, a Academia Cachoeirense de Letras e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Telefone para contato (28)3155-5221. Localização: Rua 25 de Março, 106, centro da cidade.

Cenciarte

No Palácio Bernardino Monteiro funciona atualmente a sede do Governo Municipal. O Palácio conta com espaços culturais de relevante importância para Cachoeiro de Itapemirim. Nele estão localizadas a “Sala Levino Fânzeres”, disponibilizada para exposições artísticas, científicas, culturais, lançamentos de livros e outros eventos. Está localizada ainda a “Sala dos Prefeitos”, que expõe fotos de todos os prefeitos que administraram a cidade, desde 1914. Um acervo de incomensurável importância dentro do contexto histórico-cultural do município, fonte de pesquisa para estudantes, educadores e afins, desenvolvido dentro do projeto Resgate e Registro, da atual administração. O imóvel é um patrimônio histórico, tombado pelo Conselho Estadual de Cultura - CEC em 06/08/85. Localização: Praça Jerônimo Monteiro nº 32, centro da cidade.

Circo da Cultura

Local para exposição de artistas, e apresentações diversas. O circo tem capacidade para duzentas pessoas e, ao ar livre, para duas mil. Projeto criado para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com funcionamento previamente agendado. A Praça onde se localiza o Circo é um local ideal para lazer, com mesas para piquenique, e com uma bela área verde. Telefone para contato (28) 3155-5258 e 3521-6040. Localização: Praça Nossa Senhora de Fátima Beira Rio.

Igreja Nosso Senhor dos Passos

No ano de 1882, o Capitão Francisco de Souza Monteiro, residente em Monte Líbano e pai do presidente Jerônimo Monteiro, e do primeiro Bispo nascido no Espírito Santo, D. Fernando de Souza Monteiro, tomou nova iniciativa e fez erguer, naquele local, a Igreja que recebeu a denominação de Senhor dos Passos e que assim permanece até os dias de hoje. Localização: Rua Padre Mello - Independência.

Teatro Municipal Rubem Braga

Espaço para apresentações teatrais, danças, shows e cinema. O Teatro possui capacidade para 292 pessoas. Telefone para contato (28) 3155-5356. Localização: Rua Joaquim Vieira, s/nº - Guandú.

Pedra da Ema

Pode se chegar ao local por estrada asfaltada, com direito a muito verde. Há uma saliência na pedra que, de acordo com a posição do sol, forma a figura perfeita de uma Ema. Localização: Distrito de Burarama.

Parque Natural Municipal do Itabira

O Parque foi criado em 1988, com o objetivo de resguardar a beleza natural de seus monumentos rochosos, conservar a vegetação natural da Mata Atlântica e as nascentes dos córregos Itabira e Urtiga. O Parque Municipal do Itabira além de preservar o patrimônio natural, oferecerá à comunidade cachoeirense e aos visitantes, alternativas de lazer junto à natureza, com visitas guiadas à trilha principal e a contemplação de seus recursos naturais, para melhor compreensão dos processos ecológicos e da importância de sua preservação. O Parque possui cerca de 163 hectares, em que se destaca a Pedra do Itabira com 715 metros de altitude. Pode se ter acesso ao Parque pela Rodovia 289, que liga Cachoeiro à BR 101 Sul ou pela estrada vicinal não pavimentada, que parte do Bairro São Luiz Gonzaga e segue para a localidade de Itabira.

Frade e a Freira

Localização: na divisa de Cachoeiro de Itapemirim com Rio Novo do Sul e Itapemirim, próximo a BR 101. São duas montanhas geminadas que formam as figuras de um Frade e uma Freira como que esculpidas em granito. O local deu origem a uma bonita lenda, que vale a pena conhecer.

Fazenda Cafundó - Reserva Particular de Patrimônio Natural(RPPN)

Maior reserva particular de maior área preservada do Espírito Santo e sexta maior do Brasil, segundo dados de 1998. A Fazenda cafundó possui 517 ha. de vegetação nativa. O relevo da região é formado em sua maior parte por áreas planas ou quase planas. Existem, ainda, aclives que podem atingir a 300 metros de altitude, estando a sede da propriedade na quota de 40 metros. Na região predominam áreas de pasto e cultivos diversos, destacando-se o café. A preservação da área vem sendo desenvolvida pelo seu proprietário conservando a sua biodiversidade e paisagem natural. Hoje, a fazenda possui hospedageme alimentação, e as visitas podem ser agendadas pelos telefones, 3511-1248 ou 9915-1906. Localizada na Rodovia Cachoeiro - Alegre

Ilha do Meirelles

A maior das ilhas fluviais do Rio Itapemirim, com cerca de 9,6 hectares de extensão, possui grande variedade de fauna e flora, distante 4km do centro da cidade, ligada ao continente por uma ponte.

Um comentário:

  1. Nasci em outro Estado, mas fui criada desde pequena nesta cidade linda e quente kkkkkkk . Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir