Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Artigo do Srº Paiva Netto -

Seleção da Solidariedade
Paiva Netto

Maicon e Elano são dois dos craques que participam da Campanha da Legião da Boa Vontade “África do Sul 2010 — Fiz um gol pela infância brasileira”. Assinaram uma camisa alusiva à ação solidária da LBV voltada a socorrer crianças em risco social. Deles foram os gols que deram a vitória ao Brasil sobre os norte-coreanos, na estreia dos comandados de Dunga no Mundial da África do Sul. Nosso modesto incentivo e parabéns a eles e à equipe brasileira/2010 de futebol.
Ao marcar seu primeiro gol numa Copa do Mundo, Maicon trouxe mais que alegria à torcida verde-amarela. No término do jogo, em Criciúma/SC, durante entrevista exclusiva à Super Rede Boa Vontade de Comunicação, o sr. Manoel dos Passos Sisenando, pai do jogador, disse: “A família toda vibrou. Ele falava que queria fazer uma boa Copa”. Quanto à participação de Maicon na Campanha da LBV, declarou o sr. Manoel: “Sinto-me orgulhoso por isso (...). Sempre que alguém o procura para ajudar crianças ou entidades, ele está sempre disposto. Ficamos muito alegres por ele colaborar. Se meu filho fez o gol dele assinando essa camisa da LBV, agora é a vez de o povo fazer seu gol participando dessa Campanha”.
Além de Maicon e Elano, outros jogadores aderiram à iniciativa, entre eles: Robinho, Julio César, Doni, Juan, Luisão, Gilberto Silva, Júlio Baptista, Josué, Nilmar, Ronaldinho Gaúcho, Sandro, Victor, Neymar e Paulo Henrique (Ganso). Na camisa, há também um tributo aos ícones do futebol brasileiro Pelé, Zagallo, Zico, Marcos e Cafu.
Faça parte, você também, dessa Seleção da Solidariedade. Acesse www.euajudoamudar.org.

HOMENS DE BOA VONTADE
Numa homenagem aos que estão nos ajudando a fazer muitos gols pela infância brasileira, apresento composição do renomado músico Carlos Colla, que tem inúmeros sucessos, inclusive cantados por Roberto Carlos. “Homens de Boa Vontade” foi feita a partir de um pedido do veterano radialista Hilton Abi-Rihan, durante o programa Samba & História, da Boa Vontade TV (canal 23 da SKY). Para ouvir a bela melodia, visite www.lbv.org.br:
“Da água Ele fez o vinho,/ Nas bodas de Canaã./ Seu nome é mais conhecido/ Que a estrela da manhã.
“Inspirador dos poetas/ e Homens de Boa Vontade,/ Cientistas e profetas,/ Mestre da Humanidade.
“‘Sem Educação não há futuro!’”/ Como José de Paiva Netto falou,/ Caridade tem que ser completa,/ Foi assim que Jesus ensinou.
“Desde o começo dos Tempos/ Que existe anjo encarnado,/ Que anda no meio da gente,/ Senta no banco do lado.
“Gente que gosta de gente,/ Que faz o Bem de verdade,/ Gente que veio somente/ Para trazer felicidade”.

“NAVIO DO BEM”
No dia 6/5, o famoso compositor visitou o Centro Educacional, Cultural e Comunitário da LBV, em Del Castilho, zona norte da capital fluminense. O Portal Boa Vontade registrou: “Carlos Colla conheceu as dependências da unidade escolar, conversou com alunos e professores. Após ver a infraestrutura que a Instituição proporciona às mais de 500 crianças que estudam diariamente em período integral e às mais de 2 mil famílias de baixa renda atendidas mensalmente, o artista gravou com os pequeninos o clipe da música ‘Homens de Boa Vontade’. ‘Cheguei aqui e encontrei um carinho, um capricho, crianças e educadores felizes, um astral maravilhoso. Desejo que o Brasil se torne uma Legião da Boa Vontade. É tudo o que espero. Estar aqui lavou a minha alma, me fez acreditar ainda mais no ser humano. Parabéns a todos vocês, principalmente ao comandante desse navio do Bem’, enfatizou Colla”.

ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL
Na última quarta-feira, 16/6, em sessão extraordinária, o Senado aprovou o Estatuto da Igualdade Racial, de autoria do senador gaúcho Paulo Paim. Do projeto foram suprimidos trechos que versavam sobre vagas para negros em partidos políticos e agremiações, o que delineava políticas de saúde pública específicas para a população negra e os dispositivos que deliberavam a criação das cotas étnicas nas universidades.
Numa reportagem de Mariana Jungmann, a Agência Brasil informou que “o texto já havia sido aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e passou sem alterações no plenário da Casa. O projeto segue agora para sanção presidencial”.
Um dos pilares do Estatuto firma-se no campo da Educação, pois incorpora no currículo de formação de professores temas que incluam valores de respeito à pluralidade etnorracial e cultural da sociedade.
Muito precisa ser feito para melhorar as condições não somente dos negros e indígenas, mas, da mesma forma, de certos grupos explorados de imigrantes, além dos mestiços e brancos pobres de nosso país. Entretanto, vejo na aprovação do Estatuto de Igualdade Racial passo significativo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, em que jamais a cor da pele interfira no estabelecimento de benefícios para o povo.

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

LBV LANÇA CAMPANHA "FIZ UM GOL PELA INFÂNCIA BRASILEIRA"

PARABÉNS A LBV PELA CAMPANHA....


Um gol pela infância brasileira
Pelé, Zagallo, Zico, Robinho e outros craques do futebol brasileiro apoiam iniciativa da LBV


A Legião da Boa Vontade (LBV) iniciou, em todo o Brasil, mais uma importante campanha de mobilização social. Intitulada África do Sul 2010 — Fiz um gol pela infância brasileira!, a iniciativa recebeu a adesão de diversos craques que atuam no futebol nacional e internacional. Eles assinaram uma camisa, a ser entregue em agradecimento a todos os que contribuírem para a campanha.

Engajaram-se nessa ação solidária os jogadores Diego Souza (Palmeiras); Fred (Fluminense); Kleber e Sandro (Internacional); Miranda (São Paulo); Robinho (Santos); Vagner Love (Flamengo); Victor (Grêmio); André Santos (Fenerbahçe, da Turquia); Doni, Juan e Júlio Baptista (Roma, da Itália); Elano (Galatasaray, da Turquia); Felipe Melo (Juventus, da Itália); Gilberto Silva (Panathinaikos, da Grécia); Josué (Wolfsburg, da Alemanha); Julio César e Maicon (Inter de Milão, da Itália); Lucas (Liverpool, da Inglaterra); Luizão e Ramires (Benfica, de Portugal); Nilmar (Villarreal, da Espanha); e Ronaldinho Gaúcho (Milan, da Itália). Na camisa, também é prestada uma homenagem aos ícones do futebol brasileiro Pelé, Zagallo, Zico, Marcos e Cafu, que sempre apoiaram as campanhas da LBV e também autografaram a camisa. Todos cederam, integralmente, à LBV os direitos de imagem e o cachê a que fariam jus pela participação na iniciativa, com o objetivo de que estes sejam revertidos em favor da manutenção e do aprimoramento dos programas socioeducacionais desenvolvidos pela Instituição no país.

Quem quiser colaborar para a campanha e garantir uma camisa autografada pode fazer sua doação pelo site www.euajudoamudar.org.

Contribuição na postagem: Elisangela Spinola - Assessoria de comunicação da LBV Cachoeiro/ES

BRASIL RUMO AO HEXA....

Amigos, até que o ultimo jogo do Brasil me surpreendeu, até que enfim eles começaram a jogar o tão esperado futebol brasileiro, mas falta um pouco mais para ficar muito bom.....
Lógico que como brasileiro vibrei com as jogadas na pequena área e com os gols... enfim os esperados gols que nos garantiram a vaga das quartas de finais.
Agora, vamos esperar que na 6ª feira o time Brasileiro continue com o mesmo pique que jogaram contra o time do Chile e ganhe novamente para tristeza do seu adversário e para alegria dos brasileiros.... Bola para frente Brasil!!!!!!!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

FESTA DE CACHOEIRO 2010 - SUCESSOOOOOOOOO


A Festa de Cachoeiro deste ano vem oferecendo muitas atrações e homenagens. Além dos tradicionais , rodeio, shows nacionais e locais, competições esportivas, lançamento de livro e homenagens são algumas das atividades que compõem a programação preparada pela prefeitura para o período de 25 deste mês a 3 de julho. E como em toda festa da cidade que se prese, parque de diversão para a garota...9este inte´m infelizmente não é gratuito)... Fica aqui minha indignação.

As atrações nacionais, se destacam o Cantor Daniel(que veio substituir a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó em motivo de falecimento da mãe), a banda de rock Detonautas e o grupo de pagode Boka Loka, que vão se apresentar, com entrada franca, no Parque de Exposições “Carlos Caiado Barbosa”, no bairro Aeroporto.

Já no Centro da cidade acontece a tradicional festa da Praça Vermelha, que reúne centenas de pessoas todos os anos, será marcada pela comemoração do centenário da Ponte de Ferro, o desfile cívico das escolas.

Confira a programação da Festa de Cachoeiro

Sexta-feira (25)
14h - Recepção do Cachoeirense Ausente, no Horto União
15h – Encontro do Cachoeirense Ausente e Caminhada até o Centro Operário, no Mercado Municipal
17h30 – Lançamento do livro “Parece que foi ontem”, do jornalista Sérgio Garschagen, na Maison Belas Artes
19h – Sessão solene da Câmara Municipal de Cachoeiro, no Jaraguá Tênis Clube
Shows no Parque de Exposições do Aeroporto
Com a Banda Átrios (19h), JG e Banda (20h), Ministério Fortaleza de Adoração (21h) e Trazendo a Arca (23h50), em Comemoração aos 30 anos do Conselho de Pastores Evangélicos de Cachoeiro (Conpec)
22h – Rodeio, no Parque de Exposições do Aeroporto


Sábado (26)
10h – Jogo de futebol entre veteranos: Estrela do Norte x Cachoeiro, no estádio do Sumaré
13h – Primeiro Torneio Municipal de Jiu-Jitsu, no Ginásio Nello Volla Borelli, bairro Nova Brasília
19h – Solenidade pelos 100 anos da Ponte de Ferro e Festa da Praça Vermelha, na Praça Vermelha, Centro
22h – Baile de Gala, no Caçadores Carnavalescos Clube
Shows no Parque de Exposições do Aeroporto
19h – Banda D14
20h30 – Os Lopas
22h – Rodeio
23h50 – Detonautas


Domingo (27)
8h – 33ª Corrida de São Pedro, largada da praça Jerônimo Monteiro
12h – Primeira Copa São Pedro de Futsal Feminino, Ginásio Nello Volla Borelli, bairro Nova Brasília
13h – Festa da Rua Ana Machado, bairro Sumaré
13h – Etapa do Campeonato Estadual de Velocidade na Terra, no barródromo do bairro Aeroporto

Shows no Parque de Exposições do Aeroporto
19h – Banda Karibe
20h30 – Flavinha Mendonça
22h – Rodeio
23h50 – Boka Loka


Segunda-feira (28)
9h – Inauguração da agência do Banestes na rua 25 de março (Centro), com a presença do governador Paulo Hartung
22h - Baile da Festa de Cachoeiro, no Jaraguá Tênis Clube

Shows no Parque de Exposições do Aeroporto
19h – Show de evangelização com os padres Anderson Franklin, Juliano Ribeiro, Evaldo Praça e Banda Rezza
20h30 – Elias Vagner
22h – Rodeio
23h50 – Daniel


Terça-feira (29)
8h – Desfile cívico-escolar, na Linha Vermelha
13h – Homenagem a Newton Braga, na praça Jerônimo Monteiro
18h – Missa com representação de todas as paróquias da Diocese presidida pelo Bispo Diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart, no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz


Sábado (03/07)
19h – Lançamento do projeto Tenda Cultural
20h30 – Show com The Fevers

terça-feira, 22 de junho de 2010

Pedofilia....fique de olho


Nos dias atuais estamos sendo bombardeados por muitas notícias sobre abuso sexual infantil e sobre pedofilia. Hoje mesmo ao ler um Jornal de Cachoeiro, fiquei chocada ao ler sobre a prisão de um conceituado médico da cidade.

Em que mundo nós estamos que nem nos médicos podemos confiar agora??

Fique ligado, conheça mais sobre a pedofilia.

A pedofilia, atualmente, é definida simultaneamente como doença, distúrbio psicológico e desvio sexual (ou parafilia) pela Organização Mundial de Saúde. Nos manuais de classificação dos transtornos mentais e de comportamento encontramos essa categoria diagnóstica.

Caracteriza-se pela atração sexual de adultos ou adolescentes por crianças. O simples desejo sexual, independente da realização do ato sexual , já caracteriza a pedofilia. Não é preciso, portanto que ocorram relações sexuais para haver pedofilia.O fato de ser considerada um transtorno, não reduz a necessidade de campanhas de esclarecimento visando a proteção de nossas crianças e adolescentes e nem tira a responsabilidade do pedófilo pela transgressão das barreiras geracionais.

Existe crime de pedofilia?
Não existe um crime intitulado “pedofilia” na legislação brasileira. As conseqüências do comportamento de um pedófilo é que podem ser consideradas crime.

Quais os crimes mais cometidos por pedófilos?

* Atentado violento ao pudor
Prática de atos libidinosos cometidos mediante violência ou grave ameaça. São considerados atos libidinosos aqueles que impliquem em contato da boca com o pênis, com a vagina, com os seios, com o ânus, ou a manipulação erótica destes órgãos com a mão ou dedo. Também atos que impliquem na introdução do pênis no ânus, no contato do pênis com o seio ou na masturbação mútua.

* Estupro
Constranger criança ou adolescente à conjunção carnal mediante violência ou grave ameaça.

* Pornografia Infantil
Apresentar, produzir, vender, fornecer, divulgar ou publicar, por qualquer meio de comunicação, inclusive rede mundial de computadores ou internet, fotografias, imagens com pornografia ou cenas de sexo explícito envolvendo crianças e pré-adolescentes.

Atenção: Só existe pedofilia quando esses crimes forem praticados contra menores de 14 anos.

OUTRA NOTÍCIA SOBRE A BIENAL...


Bonita iniciativa da Legião da Boa Vontade ao levar as crianças para perticiparem da Bienal.

Crianças da LBV visitam a III Bienal Rubem Braga, em Cachoeiro do Itapemirim

Por Elisangela Spinola

Nesta quarta-feira , dia 9, as crianças que integram o programa LBV _ Criança: Futuro no Presente!, desenvolvido no Centro Comunitário e Educacional da LBV em Cachoeiro do Itapemirim/ES, visitaram a III Bienal Rubem Braga, que acontece na cidade desde o dia 7 e prosseguirá até 13 de junho.

Na Arena de Mágica, as crianças se divertiram ao acompanhar a apresentação de inúmeras mágicas; na Arena Zig Braga viveram momentos de educativa interatividade com o historiador João Victor e seus relatos da literatura infantil, e todos ganharam squeezes; e o que mais encantou, fazendo se ouvir boas gargalhadas das crianças, foi o show com Clayton Campanelli e o seu teatro de fantoches.

A Bienal acontece na praça Jerônimo Monteiro. É uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura e o apoio da Câmara Capixaba do Livro, da Secretaria de Estado da Cultura e da Secretaria Municipal de Educação. O evento tem como objetivo o incentivo à cultura. Quem visitar poderá participar de oficinas, workshops, palestras e feira de livros.

O Centro Comunitário e Educacional da Legião da Boa Vontade, em Cachoeiro de Itapemirim, está localizado à Rua Ângelo Boss – 8, bairro baiminas. CEP 29.305 – 540. Telefone (28) 3522 – 4058.


segunda-feira, 21 de junho de 2010

III Bienal Rubem Braga.... Sucesso certo



Povo de Cachoeiro,

A Secretaria de Arte e Cultura de Cachoeiro promoveu no início do mês um dos melhores eventos da cidade : III BIENAL RUBEM BRAGA. Excelente iniciatica à nossa cultura e a educação do município.

Segue abaixo um pouco do que rolou na Bienal:

- Mesa redonda com escritores, músicos,
renomados do país e estudantes da cidade.
- Cotnação de histórias para as crianças das
escolas de Cachoeiro.
- Exposição de Feira de livros, onde os visitantes adquiriram livros até 70 % mais baratos.

Se você perdeu a Bienal Rubem Braga deste anos... só ano que vem...

CONHECENDO : Rubem Braga

Um pouco de Rubem Braga, o cachoeirense que impregnou a prosa de poesia, elevando a crônica a um lugar especial na literatura brasileira

Rubem Braga nasceu em Cachoeiro de Itapemirim (ES), em 12 de janeiro de 1913 e morreu no Rio de Janeiro, no 19 de dezembro de 1990. Jornalista e escritor, é reconhecido como o mais importante cronista brasileiro contemporâneo. Daí o título “sabiá da crônica”, uma referência à fluência e ao lirismo com que soube tratar temas cotidianos, conferindo-lhes um aspecto universal.
A vida e a obra de Rubem Braga estão irremediavelmente associadas a Cachoeiro, sua terra natal e referência permanente em suas crônicas. O córrego Amarelo, o relógio da família, as brincadeiras de infância na rua 25 de Março, as folhas do velho pé de fruta-pão sombreando a janela, sem contar o cachorro Zig, guardião da família e dono de singular personalidade são lembranças de uma infância bem vivida em Cachoeiro.
Rubem Braga Iniciou-se no jornalismo profissional ainda estudante, por influência do irmão Newton, também escritor, fazendo reportagens e assinando crônicas diárias no jornal Diário da Tarde. Formou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Belo Horizonte em 1932, mas não exerceu a profissão. Neste mesmo ano, cobriu a Revolução Constitucionalista deflagrada em São Paulo, na qual chegou a ser preso.
Transferiu-se para Recife, onde atuou como jornalista no Diário de Pernambuco. Na capital pernambucana fundou o periódico Folha do Povo. Em 1936 lançou seu primeiro livro de crônicas, O Conde e o Passarinho. Rubem Braga viveu em vários países distintos, exercendo a função diplomática. Atuou também como correspondente de jornais brasileiros no exterior.
Cobriu a Segunda Guerra Mundial, acompanhando as ações da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, experiência que o marcaria para sempre. De volta ao Brasil, morou e trabalhou em diversas cidades, mas acabou se fixando no Rio de Janeiro, mais precisamente em Ipanema.
Morto aos 77 anos, teve as cinzas lançadas pelo filho único Roberto, nas águas do rio Itapemirim, em cerimônia discreta, atendendo a um desejo manifestado pelo próprio Rubem aos mais próximos. O rio Itapemirim corta a cidade de Cachoeiro, a terra que tanto inspirou o cronista e que o homenageia com a terceira edição da Bienal Rubem Braga.
.
Bibliografia:
Crônicas O Conde e o Passarinho, 1936
O Morro do Isolamento, 1944
Com a FEB na Itália, 1945
Um Pé de Milho, 1948
O Homem Rouco, 1949
50 Crônicas Escolhidas, 1951
Três Primitivos, 1954
A Borboleta Amarela, 1955
A Cidade e a Roça, 1957
100 Crônicas Escolhidas, 1958
Ai de ti, Copacabana, 1960
O Conde e o Passarinho e O Morro do Isolamento, 1961
Crônicas de Guerra – Com a FEB na Itália, 1964
A Cidade e a Roça e Três Primitivos, 1964
A Traição das Elegantes, 1967
Crônicas do Espírito Santo, 1984 (Coleção Letras Capixabas)
As Boas Coisas da Vida, 1988
O Verão e as Mulheres, 1990
200 Crônicas Escolhidas
Para conhecer Rubem Braga, a sugestão é a biografia definitiva do autor, produzida pelo também cachoeirense Marco Antonio de Carvalho intitulada “Rubem Braga, um cigano fazendeiro do ar”, editora Globo, 2007

Rubem Braga nasceu em Cachoeiro de Itapemirim (ES), em 12 de janeiro de 1913 e morreu no Rio de Janeiro, no 19 de dezembro de 1990. Jornalista e escritor, é reconhecido como o mais importante cronista brasileiro contemporâneo. Daí o título “sabiá da crônica”, uma referência à fluência e ao lirismo com que soube tratar temas cotidianos, conferindo-lhes um aspecto universal.

A vida e a obra de Rubem Braga estão irremediavelmente associadas a Cachoeiro, sua terra natal e referência permanente em suas crônicas. O córrego Amarelo, o relógio da família, as brincadeiras de infância na rua 25 de Março, as folhas do velho pé de fruta-pão sombreando a janela, sem contar o cachorro Zig, guardião da família e dono de singular personalidade são lembranças de uma infância bem vivida em Cachoeiro.

Rubem Braga Iniciou-se no jornalismo profissional ainda estudante, por influência do irmão Newton, também escritor, fazendo reportagens e assinando crônicas diárias no jornal Diário da Tarde. Formou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Belo Horizonte em 1932, mas não exerceu a profissão. Neste mesmo ano, cobriu a Revolução Constitucionalista deflagrada em São Paulo, na qual chegou a ser preso.

Transferiu-se para Recife, onde atuou como jornalista no Diário de Pernambuco. Na capital pernambucana fundou o periódico Folha do Povo. Em 1936 lançou seu primeiro livro de crônicas, O Conde e o Passarinho. Rubem Braga viveu em vários países distintos, exercendo a função diplomática. Atuou também como correspondente de jornais brasileiros no exterior.

Cobriu a Segunda Guerra Mundial, acompanhando as ações da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, experiência que o marcaria para sempre. De volta ao Brasil, morou e trabalhou em diversas cidades, mas acabou se fixando no Rio de Janeiro, mais precisamente em Ipanema.

Morto aos 77 anos, teve as cinzas lançadas pelo filho único Roberto, nas águas do rio Itapemirim, em cerimônia discreta, atendendo a um desejo manifestado pelo próprio Rubem aos mais próximos. O rio Itapemirim corta a cidade de Cachoeiro, a terra que tanto inspirou o cronista e que o homenageia com a terceira edição da Bienal Rubem Braga.

Bibliografia:

Crônicas O Conde e o Passarinho, 1936

O Morro do Isolamento, 1944

Com a FEB na Itália, 1945

Um Pé de Milho, 1948

O Homem Rouco, 1949

50 Crônicas Escolhidas, 1951

Três Primitivos, 1954

A Borboleta Amarela, 1955

A Cidade e a Roça, 1957

100 Crônicas Escolhidas, 1958

Ai de ti, Copacabana, 1960

O Conde e o Passarinho e O Morro do Isolamento, 1961

Crônicas de Guerra – Com a FEB na Itália, 1964

A Cidade e a Roça e Três Primitivos, 1964

A Traição das Elegantes, 1967

Crônicas do Espírito Santo, 1984 (Coleção Letras Capixabas)

As Boas Coisas da Vida, 1988

O Verão e as Mulheres, 1990

200 Crônicas Escolhidas



A HISTÓRIA DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Nossa história tem início no ano de 1812, quando o donatário da capitania do Estado, Francisco Alberto Rubim, teve a tarefa de desenvolver o povoamento em nosso Estado. A região era dominada pelos temidos índios Puris que, porém, não chegaram a ser obstáculo aos primeiros desbravadores, atraídos pelo ouro nas minas descobertas nas regiões compreendidas por Castelo. A primeira incursão exploradora organizada ocorreu entre 1820 e 1825, época em que foi concedida ao Tenente Luiz José Moreira meia légua de terras. Na mesma época foram constituídos postos de policiamento, denominados quartéis de pedestres, para proporcionar garantia aos habitantes que haviam se instalado no lugar, próximo do obstáculo rural do encachoeiramento do rio, ponto de parada dos raros tropeiros que desciam do sertão e iam se acomodando nessas paragens e plantando suas lavouras. O Governador Rubim fez construir à margem sul do rio o Quartel da Barca, que foi uma homenagem a Luiz Araújo - Conde da Barca, Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Guerra de Dom João VI. Com essa iniciativa os povoadores tiveram proteção contra as incursões dos índios Puris e Botocudos, que hostilizavam aqueles que percorriam a região à procura do ouro que os rios prometiam, ou até mesmo os lavradores que desejavam trabalhar a terra com plantação de cana-de-açúcar. Por determinação do Governador Rubim havia um patrulhamento realizado por pedestres, que descia do Cachoeiro até a Vila de Itapemirim, prosseguindo até o Quartel de Boa Vista, situado na barreira do Siri, em frente a Ilha das Andorinhas, regressando ao ponto de partida, alternando em sentido contrário com a patrulha do Quartel de Boa Vista. A patrulha de pedestre era construída por negros livres, comandada por um Alferes (nome dado a antigo militar, hoje equiparado a um 2º Tenente). Os quartéis tiveram seus efetivos aumentados, e foi nos seus arredores que começou a formação dos primeiros núcleos populacionais com pequenas plantações de mandioca, bananeiras e cana-de-açúcar. A pesca e a caça davam condições fartas aos habitantes. Começava a lenta penetração no território dos silvícolas para o domínio dos desbravadores. Os fazendeiros de Itapemirim começavam a estender suas propriedades pelas margens do rio, sendo que, onde hoje está plantada nossa cidade foram fazendas pertencentes, outrora, a alguns deles, entre os quais citamos Joaquim Marcelino da Silva Lima (Barão de Itapemirim), figura principal do sul do Estado naquela época, Manoel José Esteves de Lima, um português que criou cidades e povoações no sul do Estado.


Principais Pontos Turísticos

Cachoeira Alta

A queda da cachoeira tem altitude de 100 metros e atrás, nas rochas, existem fendas onde habitam milhares de andorinhas pretas que, quando saem em revoada, produzem ruído que se confunde com o barulho das águas. Localização: Distrito de São Vicente, no Rio Fruteiras

Casa de Cultura Roberto Carlos

Casa onde nasceu e viveu até os 13 anos Roberto Carlos Braga, com seus pais Laura e Robertino e seus irmãos Norma, Carlos Alberto e Lauro. A casa foi adquirida pela Prefeitura Municipal e por ela restaurada para valorizar sua arquitetura original. Possui fotos, discos, quadros, instrumentos musicais, enfim, a história de um Rei que o Brasil todo conhece. A Casa de Cultura Roberto Carlos recebe milhares de fãs, curiosos e admiradores de um Rei cachoeirense, que o mundo todo reconhece em Roberto Carlos. Telefone para contato (28) 3155-5257. A Casa também conta no seu pavimento superior com o Cantinho do Artesão, sede da Associação dos Artesãos de Cachoeiro de Itapemirim, ela oferece diversos produtos artesanais em pedras, contas, madeiras, tecidos, além de doces, pães caseiros e compotas. O horário de funcionamento é o mesmo da Casa.

Fábrica de Pios

A Fábrica de Pios é a única especializada na fabricação de pios de artesanais na América latina, produz 34 diferentes tipos de pios, reproduzindo com fidelidade e maestria o canto de várias espécies de aves. São peças esculpidas em madeira nobre e exportadas para muitos países desde 1972, França, Bélgica, Inglaterra, Estados Unidos, entre outros. Fundada por Maurílio Coelho, em 1903. Hoje em dia os pios são usados para estudiosos de animais e músicos. Telefone para contato (28) 3522-2259. Localização: Ilha da Luz.

Casa dos Braga

Patrimônio Histórico Tombado em 1985, a Casa dos Braga, foi declarada de utilidade pública, por ali terem vivido os irmãos Newton e Rubem Braga, de reconhecido valor na vida literária do país. Os irmãos Newton e Rubem Braga representam as excitações e os motivos para visitação do acervo de mais de vinte mil livros em disponibilidade na Casa dos Braga. Situada no centro de cidade a Casa dos Braga abriga a Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva, com salão para pesquisas, um museu com livros e manuscritos dos irmãos Braga. É hoje uma das atrações turístico-culturais mais importante de Cachoeiro de Itapemirim. Telefone para contato (28) 3155-5272. Localização: Rua 25 de Março, 166, Centro da cidade.

Arquivo Histórico da Casa da Memória

Como o próprio nome diz, guarda a memória cultural cachoeirense em exposição de fotografias e manutenção de materiais que retratam os aspectos marcantes da fundação da cidade. Imóvel de grande valor histórico mantém sua linha arquitetônica original. A Casa da Memória é Patrimônio histórico, foi construído em 1920 e hoje acolhe em seu espaço o Arquivo Histórico, a Academia Cachoeirense de Letras e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Telefone para contato (28)3155-5221. Localização: Rua 25 de Março, 106, centro da cidade.

Cenciarte

No Palácio Bernardino Monteiro funciona atualmente a sede do Governo Municipal. O Palácio conta com espaços culturais de relevante importância para Cachoeiro de Itapemirim. Nele estão localizadas a “Sala Levino Fânzeres”, disponibilizada para exposições artísticas, científicas, culturais, lançamentos de livros e outros eventos. Está localizada ainda a “Sala dos Prefeitos”, que expõe fotos de todos os prefeitos que administraram a cidade, desde 1914. Um acervo de incomensurável importância dentro do contexto histórico-cultural do município, fonte de pesquisa para estudantes, educadores e afins, desenvolvido dentro do projeto Resgate e Registro, da atual administração. O imóvel é um patrimônio histórico, tombado pelo Conselho Estadual de Cultura - CEC em 06/08/85. Localização: Praça Jerônimo Monteiro nº 32, centro da cidade.

Circo da Cultura

Local para exposição de artistas, e apresentações diversas. O circo tem capacidade para duzentas pessoas e, ao ar livre, para duas mil. Projeto criado para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com funcionamento previamente agendado. A Praça onde se localiza o Circo é um local ideal para lazer, com mesas para piquenique, e com uma bela área verde. Telefone para contato (28) 3155-5258 e 3521-6040. Localização: Praça Nossa Senhora de Fátima Beira Rio.

Igreja Nosso Senhor dos Passos

No ano de 1882, o Capitão Francisco de Souza Monteiro, residente em Monte Líbano e pai do presidente Jerônimo Monteiro, e do primeiro Bispo nascido no Espírito Santo, D. Fernando de Souza Monteiro, tomou nova iniciativa e fez erguer, naquele local, a Igreja que recebeu a denominação de Senhor dos Passos e que assim permanece até os dias de hoje. Localização: Rua Padre Mello - Independência.

Teatro Municipal Rubem Braga

Espaço para apresentações teatrais, danças, shows e cinema. O Teatro possui capacidade para 292 pessoas. Telefone para contato (28) 3155-5356. Localização: Rua Joaquim Vieira, s/nº - Guandú.

Pedra da Ema

Pode se chegar ao local por estrada asfaltada, com direito a muito verde. Há uma saliência na pedra que, de acordo com a posição do sol, forma a figura perfeita de uma Ema. Localização: Distrito de Burarama.

Parque Natural Municipal do Itabira

O Parque foi criado em 1988, com o objetivo de resguardar a beleza natural de seus monumentos rochosos, conservar a vegetação natural da Mata Atlântica e as nascentes dos córregos Itabira e Urtiga. O Parque Municipal do Itabira além de preservar o patrimônio natural, oferecerá à comunidade cachoeirense e aos visitantes, alternativas de lazer junto à natureza, com visitas guiadas à trilha principal e a contemplação de seus recursos naturais, para melhor compreensão dos processos ecológicos e da importância de sua preservação. O Parque possui cerca de 163 hectares, em que se destaca a Pedra do Itabira com 715 metros de altitude. Pode se ter acesso ao Parque pela Rodovia 289, que liga Cachoeiro à BR 101 Sul ou pela estrada vicinal não pavimentada, que parte do Bairro São Luiz Gonzaga e segue para a localidade de Itabira.

Frade e a Freira

Localização: na divisa de Cachoeiro de Itapemirim com Rio Novo do Sul e Itapemirim, próximo a BR 101. São duas montanhas geminadas que formam as figuras de um Frade e uma Freira como que esculpidas em granito. O local deu origem a uma bonita lenda, que vale a pena conhecer.

Fazenda Cafundó - Reserva Particular de Patrimônio Natural(RPPN)

Maior reserva particular de maior área preservada do Espírito Santo e sexta maior do Brasil, segundo dados de 1998. A Fazenda cafundó possui 517 ha. de vegetação nativa. O relevo da região é formado em sua maior parte por áreas planas ou quase planas. Existem, ainda, aclives que podem atingir a 300 metros de altitude, estando a sede da propriedade na quota de 40 metros. Na região predominam áreas de pasto e cultivos diversos, destacando-se o café. A preservação da área vem sendo desenvolvida pelo seu proprietário conservando a sua biodiversidade e paisagem natural. Hoje, a fazenda possui hospedageme alimentação, e as visitas podem ser agendadas pelos telefones, 3511-1248 ou 9915-1906. Localizada na Rodovia Cachoeiro - Alegre

Ilha do Meirelles

A maior das ilhas fluviais do Rio Itapemirim, com cerca de 9,6 hectares de extensão, possui grande variedade de fauna e flora, distante 4km do centro da cidade, ligada ao continente por uma ponte.

Boas Vindas

CARO VISITANTE,

Neste Blog você conhecerá um pouco da história de Cachoeiro de Itapemirim, suas notícias.

Sejam muito bem vindos e claro, deixem seu comentário.


Grata,

Equipe Cachoeiro Ontem e Hoje